Exercícios sobre comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional

1Compare o código do trabalho de 2003 com o recente código do trabalho de 2009 explicitando com que versão se sente mais protegido no âmbito dos acidentes e das doenças profissionais. 



2. Explicite o conceito de “doença profissional” recorrendo ao site da Segurança Social.








Justifique a preferência da generalidade da população por empregos no sector dos serviços.




4. Interprete as condições dos contratos de trabalho (por exemplo, salariais, de acidentes de trabalho, de rescisão, etc.) relacionando-as com as ocupações profissionais e os vínculos contratuais dos trabalhadores.


5. (*) Explore as diferenças existentes nos sistemas de protecção social (público e privado) relativamente aos modos de accionamento e actuação em situações de doença profissional nas várias categorias socioprofissionais e aprofunde o conhecimento das melhores opções para uma assistência mais adequada. 

6. Leia o Manual de Higiene e Segurança no Trabalho referindo-se aos aspectos com maior interesse para a sua actividade. (Caso não tenha emprega imagine uma actividade profissional).

7. Refira-se ao interesse de alguns símbolos e sinais relacionados com prevenção e segurança no trabalho (de perigo, de proibição, de obrigação, de emergência, químicos, mecânicos, radiações, biológicos, eléctricos).

8. Refira-se à importância das regras de segurança no trabalho, em particular, interpretando a informação relativa a procedimentos de intervenção em situações de emergência e de manipulação de materiais perigosos.

Comentários