Exercícios sobre o Clima e a Água


Dentro do domínio da "Estabilidade e Mudança: da sociedade ao Universo" vamos trabalhar o clima e a sua influência no ciclo da água.
Seguem-se alguns exemplos de temáticas que podem ser trabalhadas.
Nota: Não se esqueçam que têm que trabalhar pelo menos um tipo III

Sociedade
Tipo I – Identificar vários agentes que participam na emissão e medição dos níveis de dióxido de carbono.
Tipo II – Compreender a introdução de medidas como o “poluidor-pagador”, no contexto de transição para uma sociedade de risco.
Tipo III – Explorar o facto de o volume de emissão CO2 variar consoante os grupos socio-profissionais, as regiões/países e os modos de produção.

Tecnologia
Tipo I – Identificar o papel da evolução tecnológica na redução das emissões de CO2(eficiência energética das indústrias, edifícios e transportes, energias alternativas, etc.).
Tipo II – Compreender as relações entre evolução tecnológica e medidas de prevenção e controlo das emissões poluentes para a atmosfera.
Tipo III – Explorar a necessidade da progressiva substituição dos combustíveis fósseis por energias alternativas no controlo das emissões de CO2.

Ciência
Tipo I – Identificar as principais fases no ciclo do carbono e reconhecer os diferentes tipos de correlação estatística.
Tipo II – Compreender a acção do CO2 na atmosfera e nos oceanos e suas consequências no equilíbrio do ciclo do carbono, relacionar aumento de emissões de CO2 com aumento da temperatura (correlação positiva) e aumento da temperatura com a diminuição das calotes polares (correlação negativa).
Tipo III – Explorar as relações entre clima e concentração atmosférica de CO2 (efeito de estufa) ao longo da história, incluindo a influência da interferência humana no ambiente desde a era pré-industrial e fundamentar as conclusões recorrendo à análise estatística para estabelecer correlações e produzir extrapolações).

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